Abruzzo
Abruzzo

A região de Abruzzo situa-se na parte centro-oriental da Itália, fazendo fronteira ao norte com a Região de Marche, ao sul com Molise, ao leste com o Mar Adriático e a oeste com a Região de Lazio. 

 

O território de Abruzzo é formado por montanhas e colinas, sendo o mais importante setor dos Apeninos: seus relevos superam os 2000m.  A disposição das cadeias montanhosas, paralelas à costa, condiciona o curso dos rios: quase todos os rios deságuam no Mar Adriático, somente o Liri e o Volturno deságuam em Tirreno. Os principais rios são o Aterno-Pescara, Sangro, Tronto e Vomano. O maior lago natural é o de Scanno que, situado a 922m de altitude no Alto Vale de Sagittario, no Parque Nacional do Abruzzo, tem uma extensão de aproximadamente 10.000 m2.

 

Neste cenário encontram-se magníficas igrejas da Idade Média, monastérios e castelos, mantendo viva as seculares tradições que são a base de um artesanato de grande qualidade artística e de uma gastronomia simples, mas particularmente saborosa que junta com sabedoria os recursos da terra e do mar.

 

Solo: calcário e argiloso. 

 

Clima: marítimo e continental. A temperatura média anual varia entre 8-12 ºC na zona das montanhas e de 12 -16 ºC na zona marítima. O mês mais frio é janeiro com temperaturas médias no litoral de 8 ºC, enquanto no interior as temperaturas caem abaixo de 0 ºC. No verão, no litoral a temperatura média é de 24 ºC e de 20 ºC nas montanhas.

Linea Classici - Vinho OCCHIO NERO® Montepulciano D’Abruzzo D.O.C.